Cogumelos: o método natural para obter mais vitamina D

0

Estudo comprova que ingerir cogumelos aumenta os níveis de vitamina D tão bem quanto tomar suplementos alimentares; nutriente pode prevenir o diabetes.

cogumelos receita diabetes

Nos últimos tempos, os diversos benefícios à saúde que a vitamina D proporciona têm sido alvo de inúmeras reportagens em toda a mídia. Aqui no Diabeticool, já mencionamos que crianças com baixas taxas desta vitamina têm mais chances de desenvolver o diabetes tipo 2, e também que a vitamina D pode ser uma grande parceira dos diabéticos, ajudando a controlar a quantidade de açúcar no sangue.

Quando vemos este tipo de matéria, muitas vezes pensamos que será necessário tomar suplementos alimentares repletos de vitamina D para que tenhamos os mesmos efeitos positivos na saúde, não é mesmo? Uma pesquisa anunciada hoje mostra que as coisas não precisam ser assim. Há um alimento natural – e delicioso! – que garante a curto e longo prazo tanta vitamina D quanto os suplementos vendidos no mercado: o cogumelo.

 

A DESCOBERTA CIENTÍFICA

A descoberta foi feita por cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Boston, nos EUA, durante o encontro anual da Sociedade Americana de Bioquímica e Microbiologia. Eles comprovaram que ingerir cogumelos capazes de produzir um tipo de vitamina D chamado de D2 (todas as espécies comestíveis produzem a vitamina D2) equivale a tomar pílulas de suplemento alimentar contendo vitamina D concentrada. “Estes resultados confirmam outros estudos que demonstraram que ingerir vitamina D2, seja na forma de suco de laranja fortificado, suplemento alimentar ou formulação farmacêutica, é capaz de aumentar a concentração total de vitamina D na circulação por pelo menos 3 meses, e até por 6 anos”, contou Michael Holick, principal autor do estudo.

De acordo com Holick e demais coautores do trabalho, ingerir cogumelos é uma estratégia eficiente para melhorar as taxas de vitamina D no organismo.

cogumelos na arvore diabetes

 

OS BENEFÍCIOS À SAÚDE QUE A VITAMINA D TRAZ

A vitamina D é crucial para a saúde dos ossos e força muscular; quantidades adequadas do nutriente ajudam o corpo a manter a densidade óssea, reduzindo assim os riscos de fraturas, osteomalacia, artrite e osteoporose. Esta vitamina também possui um papel importante na modulação do sistema imune, auxiliando-o a combater infecções, como a gripe, e diminuindo os riscos de surgir doenças mais sérias, como o câncer, doenças cardiovasculares, depressão e o diabetes.

Que tal aproveitar esta ótima notícia e preparar algumas receitas deliciosas com cogumelos? Acompanhe as nossas dicas abaixo!

 

Compartilhe!