Chega de injeções! Insulina inalável é aprovada nos EUA

5

Afrezza, a tão aguardada insulina feita para ser “respirada”, ganha finalmente a aprovação da agência regulatória norte-americana.

Afrezza – este é o nome de um medicamento novo para o tratamento do diabetes que muita gente tem esperado ansiosamente há tempos. O Afrezza é uma insulina de ação rápida, utilizada na hora das refeições, assim como outras já existentes. Porém, existe um diferencial neste remédio que faz toda a diferença: o Afrezza é uma insulina inalável.

Ou seja, nada de injeções para aplicação de insulina. Agora, basta “respirar” (pela boca, vale notar) o Afrezza que a glicemia se manterá em valores adequados!

afrezza insulina inalavel diabetes

A insulina Afrezza é administrada através de uma pequena bombinha, de funcionamento similar àquelas de asma e do tamanho de um polegar.

 

DESTA VEZ ELA FOI APROVADA!

O Diabeticool noticiou há um ano que o Afrezza havia sido posto sob dúvidas pela FDA, a Agência de Vigilância Sanitária dos Estados Unidos. Na época, o órgão federal, que coordena a venda de novos medicamentos em todo o país, negou a liberação da insulina, afirmando que não havia testes clínicos suficientes que provassem que ela era eficiente e segura.

Estes testes foram feitos. 1026 diabéticos tipo 1 e 1991 tipo 2 participaram de uma nova rodada de estudos, concluída há poucos meses.

Os resultados foram bastante positivos. O Afrezza mostrou-se capaz de controlar a glicemia dos voluntários e, além disso, ajudou a baixar o índice de hemoglobina glicada (HbA1c).

utilizando afrezza diabetes

Utilizar a insulina inalável será um processo simples, discreto, rápido e indolor.

O único porém é que, em pessoas com diabetes tipo 1, esta redução de HbA1c não foi tão boa quanto a observada através de outros medicamentos, como por exemplo a insulina injetável de ação rápida NovoRapid. Ainda assim, os resultados foram bons o suficiente para que a FDA, finalmente, aprovasse a venda do Afrezza.

Apesar de aprovar a venda, a agência regulatória ainda exige que a fabricante da nova insulina, MannKind Corp, forneça novos estudos sobre a eficácia e segurança do produto em crianças. O valor das ações da empresa subiu 10% desde ontem.

 

TODO MUNDO PODE USAR A INSULINA INALÁVEL?

Infelizmente, a resposta é não, nem todo mundo poderá cuidar da glicemia através da insulina inalável. O problema é que a Afrezza depende, para seu bom funcionamento, do trabalho do nosso sistema respiratório. Afinal de contas, a insulina “respirada” precisa passar dos pulmões para a corrente sanguínea eventualmente para que faça efeito.

Sendo assim, diabéticos com problemas respiratórios, como asma e obstrução pulmonar crônica, ou que fumem não poderão aproveitar os benefícios da nova insulina.

 

QUANDO CHEGARÁ AQUI?

O mercado de medicamentos dos EUA é o maior do mundo, e geralmente novidades são lançadas primeiro por lá. Depois, partem para a Europa, aterrissando em terras sul-americanas algum tempo depois.

Ainda não há data oficial para o lançamento do Afrezza aqui no Brasil (avisaremos assim que for anunciado!), mas a aprovação da venda nos EUA é um ótimo sinal de que, em breve, esta nova forma de receber insulina poderá ser encontrada também em meio às prateleiras das nossas farmácias.

 

Compartilhe!
  • Isabel Adriana Rinhel Pescara

    ESPERANÇA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Luciana Santos

    QUE DEUS ILUMINE E QUE DER CERTO ESSE NOVO MEDICAMENTO PARA OS DIABÉTICOS.

  • Fábia Carvalho

    Esperamos (diabéticos) que não demore chegar!

  • viviane de souza jensen

    Que chegue aqui no Brasil

  • jose carlos lebrao

    TENHO 788 ANOS GOSTARIA DE VIVER UM POUCO MAIS QUEM SABE ESTA NOVA INSULINA RESPIRAVEL PODE ME DAR MAIS UNS ANOS NAO E 788 E 78 ANOS BOM DIA