Calma, a metformina não foi suspensa!

0

ANVISA proíbe comercialização apenas de uma versão específica da metformina, popular medicamento antidiabético. Descubra qual é aqui.

cloridrato de metformina diabetes

Muita gente se assustou com a notícia de que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) proibiu, na última sexta-feira (30/05), a venda do cloridrato de metformina, o mais popular medicamento para controle da glicemia.

É importante frisar que apenas um lote específico foi proibido. Todos os demais medicamentos podem ser tomados sem problema nenhum.

A proibição afeta apenas o Cloridrato de Metformina 500mg, em comprimidos, produzido pela empresa Ranbaxy Farmacêutica Ltda, do Rio de Janeiro, lotes 254398 e 2550163. O medicamento é genérico.

Segundo a ANVISA, os comprimidos dos lotes mencionados acima possuem uma quantidade do princípio ativo abaixo do limite necessário à melhora da saúde do paciente, por isso não devem ser vendidos ou utilizados.

 

DICA

Hoje em dia, é preciso ter o espírito crítico sempre alerta para não cair em pegadinhas na internet. O mau jornalismo reina na rede, e toda vez que um escritor espertinho tem a chance de enganar o leitor a fim de conquistar mais cliques, quase sempre cai em tentação e comete pecados graves de desonestidade. Por exemplo, quantos órgãos de mídia não publicaram este final de semana que um dos medicamentos mais vendidos do país, o Resfenol, foi proibido de ser vendido? É preciso ler com atenção a matéria completa para entender que, na verdade, apenas a versão oral, em gotas, e de uso pediátrico foi cancelada pelo próprio fabricante. Mas para quem lê apenas o título da matéria parece que qualquer Resfenol está condenado…

Aqui no Diabeticool não tem esta história de enganar os leitores. O que se lê aqui é a mais pura e honesta verdade, sempre. Conte conosco para manter-se constantemente bem informado.

 

Compartilhe!