Café da manhã deve ser a maior refeição do dia, afirma estudo

0

Pesquisa israelense mostra que um desjejum farto ajuda o corpo a controlar a glicemia ao longo do dia e aumenta eficiência da insulina. Veja abaixo o menu utilizado no estudo!

 

cafe da manha reforcado diabetes

Uma nova pesquisa traz uma dica valiosa para quem está com dificuldades em controlar a glicemia: que tal tomar um café da manhã pra lá de reforçado e ir comendo menos ao longo do dia?

Segundo pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, seguir tal padrão alimentar melhora a secreção de insulina pelo corpo, além de ajudar a manter a quantidade de açúcar no sangue sob controle.

 

O QUE É MELHOR: COMER BASTANTE À NOITE OU LOGO CEDINHO? 

Dois grupos de diabéticos tipo 2 participaram do estudo. Todos os voluntários tinham entre 30 e 70 anos, peso normal (ou leve sobrepeso) e seguiam tratamento com metformina ou então faziam dietas.

Um grupo adotou um plano alimentar que contava com um café da manhã reforçado (cerca de 750kcal), almoço leve (625kcal) e jantar levíssimo (200 kcal). O segundo grupo seguiu uma dieta completamente inversa, comendo pouco de manhã e caprichando no prato à noite.

A glicemia após as refeições do primeiro grupo – o do café da manhã reforçado – foi 20% menor quando comparado aos demais voluntários. Além disso, houve aumento na presença de insulina, peptídeo-C e do hormônio GLP-1.

Em média, quem tomou o café da manhã reforçado teve glicemia de 20 a 25% menor, além de um aumento de 23% na insulina.

 

UM NOVO JEITO DE PENSAR AS MANHÃS

“Estas observações sugerem que mudanças nos horários em que as refeições são feitas influenciam o ritmo diário de secreção de insulina, resultando em uma redução substancial nas taxas de glicemia”, afirmou o professor Oren Froy, um dos autores do trabalho, cujos resultados foram publicados na revista científica Diabetologia.

Os pesquisadores avaliam que a alta quantidade de energia logo cedo ajuda o corpo a controlar melhor o uso da insulina ou longo do dia, o que poderá ser usado pela Medicina como método preventivo de doenças cardiovasculares e tratamento para o diabetes do tipo 2. Talvez, no futuro, todos nós sejamos aconselhados a tomar um café no estilo “americano”, repleto de nutrientes e com relativamente muitas calorias.

+ Veja também: “Tomar um bom café da manhã é ótima prevenção ao diabete

 

CAFÉ DA MANHÃ CAMPEÃO

Veja a seguir a lista de alimentos que os voluntários receberam para o café da manhã reforçado, o almoço leve e o jantar light. Lembrando que este é um teste de estudo científico, não uma recomendação nutricional. Converse com seu médico quanto à adequação destes pratos à sua dieta.

Compartilhe!