Brasil: capacitação de 60 mil farmacêuticos em 2013

0

Do portal segs.com.br:

O curso de Aprimoramento em Diabetes para Farmacêuticos (Aprifarma) abre inscrições

A ADJ Diabetes Brasil em parceria com o Sindusfarma abrem inscrições para o curso Aprimoramento em Diabetes para Farmacêuticos (Aprifarma). O intuito é capacitar ao longo dos próximos dois anos 60 mil profissionais, que atuam em pontos de venda de redes privadas, farmácias hospitalares e postos de saúde. A iniciativa tem o formato e-learning, com tutores de diferentes áreas da saúde. As inscrições podem ser feitas por meio do portal: http://aprifarma.adj.org.br.

A iniciativa foi idealizada a partir da publicação da RDC 44/2009 pela Anvisa, norma que estabelece critérios para prestação de serviços farmacêuticos, dentre os quais glicemia capilar, procedimentos operacionais padrão relacionados aos procedimentos de aferição, interpretação de resultados e administração de medicamentos prescritos pelo médico.

“O farmacêutico está mais próximo às pessoas, pois enquanto o paciente vai ao médico em média a cada três ou seis meses, está na farmácia todo mês. Assim, o profissional atua como educador não apenas em relação ao diabetes, mas em relação a outras doenças”, comenta a equipe da ADJ e do Sindusfarma.

Dessa maneira, o curso forma profissionais que adquirem conhecimento, habilidades e competências para praticar educação em diabetes. Além disso, a iniciativa promove estruturar e construir uma rede de multiplicadores, visando desencadear um processo de avaliação e aplicação dos conhecimentos por meio de metodologia ativa e prática.

Continue lendo aqui!

Compartilhe!