Benefícios da Vitamina D para diabéticos

7

Vitamina D pode ajudar no controle da glicemia e na prevenção do diabetes.

vitamina d diabetespor Ricardo Schinaider de Aguiar, especial para o Diabeticool

Níveis baixos de vitamina D são comuns na população, especialmente em pessoas obesas. Ela é geralmente conhecida por sua função de promover a absorção de cálcio e estar diretamente relacionada ao desenvolvimento de ossos e dentes, mas também possui uma importante relação com a obesidade e o diabetes. Em pesquisa recente, cientistas da Universidade do Missouri demonstraram que a simples suplementação dessa vitamina pode ajudar no controle dos níveis de açúcar no sangue e, consequentemente, na prevenção do diabetes.

O estudo acompanhou 35 crianças e adolescentes obesos e pré-diabéticos, todos com baixos níveis de vitamina D. Durante 6 meses, alguns deles receberam uma alta dose da vitamina diariamente, enquanto os outros receberam apenas um placebo. Ao final do tratamento, foi possível notar diferenças significativas entre os dois grupos.

“Apenas ao aumentar a ingestão de vitamina D, nós obtivemos resultados quase tão bons como o de medicamentos tradicionais”, diz Catherine Peterson, pesquisadora envolvida no estudo. “Nós observamos uma diminuição nos níveis de insulina, o que significa melhor controle da glicemia, mesmo sem mais nenhuma alteração na dieta nem no tempo de atividade física dos voluntários”.

É importante ressaltar, contudo, que a alta dose de vitamina D não é recomendada em todos os casos. “Pessoas obesas processam a vitamina D com apenas metade da eficiência quando comparadas a pessoas com peso normal”, explica Peterson. “Parte da vitamina ingerida é armazenada nos tecidos adiposos e não é processada. Por isso, para manterem níveis adequados, pessoas obesas precisam de uma dose duas vezes maior de vitamina D. Para os médicos, a principal mensagem desse estudo é verificar os níveis de vitamina D de seus pacientes obesos, pois é provável que eles estejam menores do que o recomendado.”

+ Leia mais sobre a vitamina D no Diabeticool: “Baixas taxas de vitamina D em crianças são relacionadas a diabetes tipo 2

Segundo a pesquisadora, suplementos de vitamina D podem ser uma maneira natural e barata para se diminuir os riscos do diabetes em crianças e adolescentes obesos. Ela pode ser efetiva ao tratar a resistência à insulina associada à obesidade, além de evitar possíveis efeitos colaterais de remédios para controlar a glicemia.

Suplementos alimentares contendo vitamina D são uma boa opção para aumentar as quantidades deste nutriente. Converse com seu nutricionista!

Suplementos alimentares contendo vitamina D podem ser uma boa opção para aumentar as quantidades deste nutriente. Converse com seu nutricionista!

 

ONDE ENCONTRAR VITAMINA D?

A vitamina D é produzida por nosso próprio organismo, na pele, quando somos expostos à luz solar. Através da alimentação, podemos obter precursores da vitamina D, que serão transformados na vitamina ao tomarmos sol. Exemplos de alimentos que contém esses precursores incluem peixes oleosos, como o salmão, a sardinha ou o atum, ovos e leite e seus derivados.

 

Ricardo Aguiar é formado em Ciências Biológicas pela Unicamp e atualmente faz o curso de “Especialização em Divulgação Científica” no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), também pela Unicamp.

 

Compartilhe!