Bebidas alcoólicas ajudam a proteger do diabetes tipo 2?

0

É o que indica uma nova pesquisa científica, que encontrou um elo entre o consumo moderado de álcool e a prevenção do diabetes tipo 2. Entenda.

destilados beber diabetes

Quem está com diabetes pode ingerir bebidas alcoólicas?

No geral, a indicação é de que apenas diabéticos que tenham um ótimo controle da doença consumam bebidas alcoólicas. Afinal de contas, querendo ou não o álcool é um produto tóxico ao corpo, e, se você já está com o organismo debilitado, o melhor é não abusar da saúde… sem contar que muitas destas bebidas, como cervejas, contêm quantidade de açúcares bem acima dos limites que muita gente imagina (saiba mais sobre álcool e glicemia no quadro a seguir). Mas e quem corre sérios riscos de ter diabetes, pode ou não pode tomar álcool?

Se você está com diabetes, converse com seu médico para saber se você pode ou não pode ingerir bebidas alcoólicas, e em qual quantidade. Esta conversa é importante, uma vez que o álcool, dentre outros efeitos, pode aumentar as chances de episódios de hipoglicemias. Por isso, quem é insulinodependente ou toma medicamentos que aumentam a produção de insulina precisa tomar bastante cuidado antes de brindar! Além disso, preste sempre atenção aos sinais do seu corpo. Se, mesmo após um consumo pequeno ou moderado de álcool, sua glicemia variar muito, é um sinal de alerta que exige um bate-papo com um profissional da saúde.

bebidas alcoolicas diabetes

Bebidas alcoólicas: só com muita moderação e acompanhamento médico constante.

Uma nova pesquisa mostra que o álcool pode ter um efeito positivo, protetor, contra o diabetes.

O trabalho, realizado por pesquisadores da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, mostrou que o consumo moderado de álcool diminui em até 77% os riscos de desenvolvimento do diabetes tipo 2.

Estes resultados se mantiveram mesmo quando características de saúde e fatores de risco para o diabetes tipo 2 foram levados em consideração na pesquisa.

Os efeitos benéficos à saúde, todavia, foram notadas apenas em adultos que tinham o peso normal ou estavam com leve sobrepeso. Em obesos, não foi observada nenhuma relação entre consumo moderado de álcool e prevenção do diabetes.

De acordo com os pesquisadores, há algumas possíveis explicações para este efeito protetor do álcool no diabetes tipo 2. Há evidências de que o consumo moderado de bebidas alcoólicas aumenta a sensibilidade do corpo à ação da insulina, o que ajuda a diminuir a glicemia. Além disso, aumenta a concentração do colesterol bom (chamado de “HDL”) e promove efeitos anti-inflamatórios, que podem proteger as células beta (produtoras de insulina) do pâncreas.

É importante notar que a pesquisa não estudou o efeito direto do álcool em diabéticos, mas constatou o efeito protetor em quem não tinha a doença.

Mais informações: Metcalf PA, Scragg RKR, Jackson R. Light to Moderate Alcohol Consumption Is Protective for Type 2 Diabetes Mellitus in Normal Weight and Overweight Individuals but Not the Obese. Journal of Obesity, vol. 2014, article ID 634587, 2014. 

Compartilhe!