Beba café todos os dias para reduzir os riscos de diabetes

0

Novo estudo fortalece a idéia de que o café (até mesmo o descafeinado!) é um agente poderoso na prevenção do diabetes tipo 2.

cafe gostoso prevencao diabetes tipo 2

Café: um remédio natural e saboroso para prevenir o diabetes tipo 2.

O café é uma das bebidas mais apreciadas em todos os cantos do planeta. Só no ano passado, mais de 145 milhões de sacas foram comercializadas, um recorde histórico. Tanto amor pelo café faz muito bem para a saúde: a Ciência já demonstrou diversos aspectos positivos da ingestão rotineira de uma deliciosa xícara de café, como por exemplo a prevenção do Alzheimer, da demência e o combate ao câncer. Outro benefício muito conhecido do café é prevenir o diabetes tipo 2.

+ SAIBA MAIS EM:”Quantas xícara de café por dia te protegem do diabetes?

Cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, publicaram na edição deste mês da revista Diabetes Care uma análise atualizada das últimas descobertas científicas sobre os efeitos do café no diabetes. Além de coletarem novos dados, os pesquisadores estudaram também se o café descafeinado possui propriedade antidiabéticas.

No total, foram analisadas informações sobre a saúde de mais de um milhão de pessoas, 45 mil delas tendo diabetes tipo 2.

Os resultados do estudo foram inequívocos: beber café diariamente reduz drasticamente os riscos de diabetes tipo 2. Mais do que isto, os riscos decrescem de acordo com a quantidade de xícaras bebidas. Tomar seis xícaras por dia equivale a chances 33% menores de desenvolver diabetes do tipo 2.

graos de cafe diabetesAlém disto, a pesquisa também descobriu que, de fato, tanto o café descafeinado quanto o café normal previnem o diabetes tipo 2.

+ QUE TAL UMA RECEITA REFRESCANTE COM CAFÉ?Café Mocha Gelado para diabéticos

Os autores do artigo sugerem alguns motivos pelos quais o café pode ajudar a proteger o corpo contra o diabetes. O café contém ácido clorogênico, uma molécula que se mostrou eficaz na redução da glicemia em modelos animais, uma vez que diminui a absorção de glicose pelo intestino. Ademais, outros componentes do café parecem ajudar a aumentar a sensibilidade à insulina e a controlar as taxas de açúcar no sangue, como o magnésio e compostos fenólicos.

É interessante notar que os efeitos benéficos do café não estão relacionados, necessariamente, à cafeína. É por isto que o café descafeinado demonstrou ter tantas propriedades antidiabéticas quanto o café normal.

Depois de saber destas ótimas novidades, quem aceita agora uma xícara de café bem quentinho?

 

Referência: Ming Dind et al. Caffeinated and Decaffeinated Coffee Consumption and Risk of Type 2 Diabetes: A Systematic Review and a Dose-Response Meta-analysis. Diabetes Care 37, 02.2014.

Compartilhe!