Atleta portuguesa com diabetes representa Portugal em maratona

0

Pela primeira vez uma atleta portuguesa portadora de um dispositivo médico vai participar na Maratona Medtronic Twin Cities, em Minneapolis, nos EUA, no percurso dos 42 quilómetros, amanhã, domingo, 6.

Ana Luísa Vaz, natural de Évora, diabética há 15 anos e portadora de uma bomba de insulina, é uma das 25 pessoas selecionadas mundialmente para participar no programa «Global Heroes», uma iniciativa que pretende reconhecer os atletas portadores de dispositivos médicos.

Este ano, a equipa dos 25 heróis conta com atletas de 12 países diferentes, incluindo Austrália, China, Irlanda, Israel, Alemanha, Macedónia, Nova Zelândia, Suécia, Trinidad e Tobago, Uruguai e EUA. Pela primeira vez Portugal será representado nesta iniciativa.

Cada atleta tem um dispositivo médico para tratar condições como doenças cardíacas, diabetes, problemas de coluna, dor crónica ou distúrbios neurológicos. O programa «Global Heroes» foi lançado em 2006 e pretende reconhecer pessoas que vivem com uma condição crónica de saúde, mas que não deixam de ser uma inspiração para todos.

Os participantes do Global Heroes são selecionados pela Twin Cities in Motion, uma organização sem fins lucrativos que dirige a Maratona Medtronic Twin Cities.

Além de proporcionar a participação na corrida e as despesas de viagem, a Medtronic vai doar mil dólares em honra de cada atleta a uma associação sem fins lucrativos de apoio a doentes que precisam deste tipo de dispositivos médicos para sobreviver.

Para mais informação, pode visitar o sítio http://www.medtronic.com/globalheroes.

Fonte: Diário Online (Portugal)

Compartilhe!