Aqui só pedalam diabéticos

0

Famosa e vencedora equipe de ciclismo muda de patrocinador e passa a aceitar apenas diabéticos como integrantes. A meta é inspirar pessoas e conquistar vitórias ambiciosas.

Team Type 1 Sanofi-Nordisk

De acordo com um famoso diabético tipo 1, há um remédio que combate o diabetes tão bom que vale “um bilhão de dólares”. Porém, ele raramente é receitado. E esse diabético, chamado Phil Southerland, sabe bem do que está falando. Ele foi diagnosticado aos sete meses de idade e os médicos disseram que ele não passaria dos 25 anos. Hoje, aos 30 anos e mais saudável que muita gente, este norte-americano da Flórida é um embaixador global do diabetes e ajuda a conscientizar e fortalecer grupos de diabéticos ao redor do mundo. Ele mantém a sua saúde perfeita através do controle rigoroso da glicemia e do uso do tal “remédio de um bilhão de dólares” – algo banal, mas tão importante e, ao mesmo tempo, menosprezado, que é difícil medir corretamente o seu valor: o exercício físico. A importância que Phil dá ao esporte é tão intensa que ele criou, em 2005, o primeiro grupo de ciclistas profissionais diabéticos, batizado de “Team Type 1“, ou “Time Tipo 1”. A trajetória de sucesso do time é notória – e ganhou um empurrãozinho a mais esta semana.

O Team Type 1, que desde a sua origem já participou de algumas das mais prestigiadas competições de ciclismo mundiais, até a semana passada era patrocinado pela gigante farmacêutica Sanofi-Aventis. Agora, os ciclistas receberão patrocínio da farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk, uma das líderes na produção de remédios para o diabetes. Duas grandes mudanças vieram com o novo patrocinador: a equipe mudará de nome para “Team Novo Nordisk” – indicando que farão parte de um conjunto muito maior de atletas que carregam o nome da empresa, incluindo triatletas e corredores e não apenas ciclistas – e passará a contar exclusivamente com diabéticos. Até então, ciclistas não-diabéticos também faziam parte do time – em geral eram parentes de pessoas com diabetes que ajudavam a divulgar a causa através do esporte.

ciclista esporte diabetes“Como parte do nosso programa de longo prazo “Changing Diabetes“, esta parceria nos fornece uma tremenda oportunidade de sensibilizar e educar, fortalecer e inspirar pessoas com diabetes”, disse Jakob Riis, vice-presidente sênior de marketing global da Novo Nordisk. “Esta é mais uma forma através da qual a Novo Nordisk se empenha na criação de mais oportunidades para se viver bem com o diabetes.”

Ao longo dos próximos 12 meses, a equipe participará de eventos de peso no cenário ciclístico mundial, como o USA Pro Cycling Challenge e o Tour of Britain. A meta é conseguir chegar ao Tour de France, o mais famoso e charmoso torneio para ciclistas, até 2021, no centenário do uso de insulina no tratamento de diabetes. Se depender do histórico dos atletas diabéticos, o prognóstico é promissor: o Team Type 1 já venceu provas importantes em competições como a Philadelphia International Championship e nos Tours da China e Coréia. Inclusive, os ciclistas conseguiram uma ótima colocação no último Tour do Rio, em setembro passado – relembre o feito na matéria “Equipe de diabéticos arrasa no Tour do Rio 2012“.

Phil Southerland comentou as mudanças: “Como “Time Novo Nordisk”, queremos mostrar ao mundo o que é possível tendo-se um ótimo controle do diabetes. (…) Na minha experiência de vida, o exercício físico é o melhor de todos os remédios.” E complementa, com um largo sorriso de quem tem certeza do que fala: “Com a dieta, os exercícios, o tratamento e as tecnologias apropriadas, qualquer pessoa com diabetes pode realizar seus sonhos.”

Team Type 1 agora pedala sob a égide da Novo Nordisk.

Team Type 1 agora pedala sob a égide da Novo Nordisk.

 

 

 

Compartilhe!