Aprovado Transplante Revolucionário para Diabetes Tipo 1

19

EUA aprovam testes em humanos de revolucionário método de transplante que promete “curar virtualmente” quem está com diabetes tipo 1.

diabetes tipo 1 vc-01 encaptra

Este pequeno dispositivo protege preciosas células produtoras de insulina que vivem em seu interior – e pode ser a futura cura do diabetes tipo 1. Créditos: Twitter @HelloMegAnne

Grupos de pesquisa no mundo inteiro tentam, há anos, transplantar células produtoras de insulina em pessoas que não as têm em quantidade suficiente – no caso, diabéticos tipo 1. Vale lembrar: quem está com este tipo da doença possui um sistema de defesa do corpo “falho”, pois ataca as próprias células que produzem insulina (chamadas de células beta); com isso, cada vez menos insulina é produzida, a quantidade de açúcar no sangue aumenta e, assim, surge o diabetes. O grande problema destes grupos de pesquisa é o seguinte: como garantir que as células transplantadas sobreviverão ao ataque do sistema imune do diabético?

Muitas soluções foram propostas, incluindo “reprogramar” as células a serem transplantadas para que o sistema imune não as reconheça e, assim, não inicie o ataque. Infelizmente, os resultados dos testes clínicos não mostraram grande sucesso, e diversas terapias foram descartadas.

A idéia de transplantar células beta novas em diabéticos tipo 1, porém, continua viva. E recebeu um estímulo importante na última sexta-feira, quando o governo norte-americano aprovou o teste em humanos do sistema VC-01, um método revolucionário de implante de células beta saudáveis que utiliza uma moderna cápsula protetora para defendê-las de ataques do sistema imune.

encaptra vc-01 diabetes

Esquema de funcionamento do moderno sistema VC-01. Editado do site da fabricante.

O sistema VC-01 significa “Virtual Cure”, ou “Cura Virtual”, e é produzido pela empresa de biotecnologia ViaCyte. O nome é adequado pois, segundo a fabricante, ele “tem o potencial de ser uma cura virtual para o diabetes tipo 1”.

O sistema consiste em um aplique do tamanho de um band-aid e espessura de um cartão de crédito (foto no topo da página) que é implantado sob a pele do paciente, através de uma cirurgia simples, rápida e indolor.

Este dispositivo contém, dentro dele, células iguais às que um pâncreas normal possui, envolvidas por uma cápsula protetora. Esta cápsula permite que nutrientes, glicose e oxigênio cheguem às células, alimentando-as, e que os hormônios produzidos lá dentro (entre eles a insulina) possam sair para a corrente sangüínea.

Apesar deste entra-e-sai de moléculas, elementos do sistema imune são barrados ao tentar penetrar na cápsula; portanto, as novas células ficam protegidas de ataques e podem funcionar normalmente.

Milhares de testes em animais diabéticos já foram realizados, com sucesso, utilizando o VC-01. Agora, com a aprovação norte-americana, os primeiros testes com humanos poderão começar.

A expectativa é que, em poucos anos, o VC-01 possa ser utilizado em humanos e, caso funcione como esperado, poderemos estar diante do fim das injeções diárias de insulina, além de riscos menores de hipoglicemias e redução no número de complicações à saúde causadas pelas variações na quantidade de açúcar no sangue.

A maior prova de que o sistema VC-01 é um promissor tratamento para o diabetes vem dos investidores. A gigante farmacêutica Johnson & Johnson recentemente investiu mais de R$45 milhões na ViaCyte.

É hora de torcer para que tanta promessa – e tecnologia! – mostre-se também um sucesso na prática.

 

Compartilhe!
  • メデイロス エドソン

    interessante já que o brasil não faz nada tem q vim de fora..

  • Lindiane Amaral

    Se Deus quiser dará certo! 😀

  • Alguém que fala oque pensa

    Nossa isso sim seria uma maravilha pra nois diabéticos fiquei esperançoso depois que li isso 😀

  • Bastante interessante! Mas vamos esperar… Será que os anticorpos não passam por essa membrana? De qualquer forma, para quem tem DM2 ou outros tipos de diabetes (sem anticorpos), funcionaria muito bem!

  • cassandra lucena ferreira

    espero que dÊ certo , como diabetica torço por isso

  • DEPUTADO FEDERAL PEDRO FARIA

    gostaria de que este remédio chegase o mais rápido possível, sofro com a doença a 2 anos passo muito mal ,com infeções, na parte intima como na cabeça, me sinto fraca as vezes ,minha vida acabou com esta doença que a minha e tipo 2, e quero ver se o remédio chega logo por favor

  • As pesquisas estão sendo feitas a todo o vapor! No momento, estamos juntos torcendo para que os bons resultados cheguem logo para nós!

    Um abraço

  • Lorena Batista

    Ai meu Deus vcs me deram uma alegria tão grande agora em nome de Jesus e dos Orixas já deu certo o meu filho precisa disso ele é uma criança de 8 anos e tem a DM1 desde os 4 anos de idade .

  • dinis

    Eu sou de mocambique tenho diabete do tipo 1 ja a dois anos,vivo de doses diarias de insulina duas vezes ao dia,estou torcendo para que estudo de certo e ja estou na lista

  • Janiele Motta

    ótimo! Quando iremos saber que este método estará funcionando? Estou ansiosa para tal resultado. Sou diabética tipo 1, a 12 anos. Desenvolvi aos 08 anos de idade. Tenho medo das sequêlas da doença!

  • Cristina C de C

    [quote]A gigante farmacêutica Johnson & Johnson recentemente investiu mais de R$45 milhões na ViaCyte. .. [ end quote]

    HÁ!!! eis aí o meu medo.. estava faltando alguém querendo abocanhar e lucrar o triplo!!!!! meu Deus, ha quanto tempo não deve estar correndo um lobby gigantesco , que nem moscas em carne??? Meu Deus, eu quero a cura! mas esta cura certamente só deverá vir para poucos já que no Brasil , além de não investirem em competentes pesquisadores (como disse Ronaldo : Nãos e faz Copa com hospitais.. queria ver o luciano Hulk defender o coleguinha desta..) e gente! existem pesquisadores muito bons aqui no país,além de médicos, mas os investimentos do governo são ridículos!o jeito? ir para fora do país e ter os royalties abocanhados pelas universitárias/centros de pesquisa/empresas made in Exterior. aqui se investe sim! no que for lucrativo para os bolsos dos empresários marketeiros e lobistas , além dos bolsinhos Caymann de certas figuras públicas….e ai? interesses de empresas e a co-dependência delas acaba sendo esta estapafúrdia situação ! vide depender de uma Roche da vida na hora de usar a *$#%¨*( de suas fitas hipermegasuperfaturadas!!!!!
    que venha logo a cura, meu Deus do céu!!!!

  • Luciano Minarini

    E DAI QE O BRASIL NAO TA PRODUZINDO …???…O MAIS IMPORTANTE É QE ALGUEM ESTA PRODUZINDO…!!!PELO MENOS ALGUMA ESPERANÇA PARA NOIS HOJE BATI O MEU CARRO POR CAUSA DE HIPOGLICEMIA CONVIVO COM ESSA MERDA A 20 ANOS JA….SO QERO QE ESSE SISTEMA VENHA LOGO PARA O BRASIL….E QANTO AO DINHEIRO MANDE A CONTA TO PAGANDO O PREÇO QE FOR….E NEM PEÇO DESCONTO….SO QERO ME CURAR DESSA DOENÇA……

  • Felipe Quintaes

    Somos dois!!! Que venha urgentemente que eu faço um MINHA CURA MINHA DIVIDA com toda certeza do mundo!!!

  • luciano benedito

    Esperamos que realmente os testes funcionem em seres humanos, e que chegue logo ao Brasil e finalizamos essa maldita doença…

  • daiana

    Deus abençoe que de certo que aja a cura para nós diabéticos pois tenho diabétes faz 15 anos não aguento mais não sou mais a mesma desde que descobri preciso trabalhar e não consigo passo muito mal que venha a cura.

  • Fernando Esteves

    Ainda não perceberam que este site é uma autêntica fraude; é tudo mentira! Tudo isto é falso… Isto que aqui é apresentado é impossivel porque, simplesmente as células reservadas ou supostamente protegidas acabariam por morrer em pouco tempo. Que loucura tanta mentira!!!!!!!!!!!!!

  • Sugerimos que o senhor se informe um pouquinho antes de emitir esse tipo de opinião, vamos combinar? Leia a matéria para entender por que as células sobreviverão no dispositivo. A Johnson & Johnson – uma das maiores empresas globais – acredita tanto na ideia que não para de investir na ViaCyte (caso também duvide disso, procure no Google!). Talvez o senhor tenha mais conhecimento do que os cientistas e pesquisadores que conduziram as pesquisas, o governo norte americano que aprovou os testes com o dispositivo e os investidores da J&J; nesse caso, sugerimos alertá-los o quanto antes. Evite usar esse espaço para palpites ofensivos, ok?

  • Fernando Esteves

    Lamento ter ofendido… por esse motivo venho aqui apresentar o meu pedido de desculpas a todas as pessoas que ofendi… Perdoem-me.

  • Pingback: Diabetes tem cura, saiba como curar a Diabetes em pouco tempo - Peixe Digital()