Alimentação é fator-chave para cuidar e prevenir o diabetes

0

Nutricionista fala sobre medidas e reeducação alimentar para tratar e prevenir a doença.

Dados do Ministério da Saúde indicam que hoje há 13,5 milhões de brasileiros portadores de diabetes. Os sintomas do diabetes podem – e costumam – demorar para ser notados, e por isso, quanto maior a conscientização sobre a doença, mais fáceis serão o diagnóstico, tratamento e prevenção.

Segundo a nutricionista consultora da farmácia online Netfarma, Karin Honorato, a alimentação é um dos fatores-chave para o tratamento – e em alguns casos, prevenção – do diabetes.

“Cuidar da alimentação é fundamental para manter os níveis de glicemia equilibrados. O diabético deve passar, ainda que involuntariamente, por uma reeducação alimentar”, ela explica.

A primeira mudança a ser feita na alimentação, de acordo com a especialista, é fracionar as refeições em cinco a seis ao dia, e evitar excessos de gordura, em especial a saturada, presente na carne animal e em alguns alimentos industrializados.

“É recomendável que doces e açúcares refinados sejam dosados na dieta, pois elevam a absorção de insulina e a glicemia tende a aumentar até gerar um quadro de hiperglicemia”.

Também é importante não abusar dos carboidratos, como massas, batata e arroz, uma vez que após a digestão eles se transformam em açúcar.

“Vale escolher a versão integral e colocar apenas um deles, e completar o prato com proteínas, como uma carne grelhada, por exemplo, grãos e bastante folhas e vegetais“, ensina a nutricionista.

O diabético nunca deve se esquecer de consumir as verduras verde-escuras em quantidade caprichada, pois ajudam no controle do açúcar, são ricas em diversos nutrientes antioxidantes e antiinflamatórios.

Vale ainda ter cuidado com o excesso de frutas, pois também liberam açúcar. “É recomendável sempre que possível consumi-las acompanhadas de fibras como o amaranto, linhaça, chia ou gergelim para ajudar ainda mais neste controle glicêmico”, ensina Dra. Karin Honorato.

Fonte: ODebate

Compartilhe!