Alimentação correta é tão eficiente quanto tomar remédio

7

Pesquisa descobre que a arginina, componente natural de diversos alimentos saudáveis, atua tão bem quanto medicamentos no controle do diabetes tipo 2.

Por Ricardo Schinaider de Aguiar, especial para o Diabeticool

comidas com arginina diabetesA alimentação é um fator fundamental para o controle do diabetes tipo II. Em alguns casos, pode ser tão eficaz quanto o uso de medicamentos. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Copenhagen, em colaboração com a Universidade de Cincinnati, demonstrou que a arginina, aminoácido encontrado em diversos alimentos (veja na tabela abaixo), pode beneficiar o tratamento do diabetes tanto em casos de sensibilidade à insulina como em casos de resistência.

O aminoácido é tão eficiente quanto muitos remédios bem estabelecidos contra o diabetes tipo II”, diz Christoffer Clemmensen, pós-doutorando da Universidade de Copenhagen envolvido no estudo.

Para chegar a esse resultado, os cientistas realizaram testes de tolerância à glicose em ratos com problemas de sensibilidade e de resistência à insulina. Esses testes verificam a capacidade do corpo de remover a glicose da corrente sanguínea. Apenas um grupo de ratos, porém, recebia uma dose de arginina 15 minutos antes de serem alimentados com açúcar.

“Nós demonstramos que tanto ratos que tinham sensibilidade como ratos que tinham resistência à insulina obtiveram resultados melhores quando recebiam a dose de arginina. Em ambos esses grupos, os resultados foram aproximadamente 40% melhores em relação aos dos grupos controle”, afirma Clemmensen.

 

ENTÃO DEVEMOS INCLUIR A ARGININA NA DIETA?

Os cientistas também revelaram como o aminoácido age: na verdade, o processo é indireto. A arginina estimula a produção de um hormônio produzido no intestino, chamado glucagon-like peptide 1, ou GLP-1. Esse hormônio, por sua vez, aumenta a produção de insulina do organismo. Em ratos geneticamente modificados, que não conseguiam reconhecer o GLP-1, o tratamento com arginina não surtiu efeito.

 

ONDE ENCONTRAR A ARGININA?

A arginina pode ser encontra em diversos alimentos, entre os quais se destacam:

  • Nozes, castanhas, amêndoas e avelãs;
  • Laticínios: leite, iogurte e queijos;
  • Carnes: bovina, suína, de frango e de peixes.

 

“Você não irá curar o diabetes apenas comendo grandes quantidades de alimentos que possuem arginina”, ressalta Clemmensen. “Entretanto, nossos resultados indicam que uma dieta que contém alimentos com arginina pode ter um impacto positivo no modo como nosso corpo processa o que comemos”.

O próximo passo é realizar estudos também em humanos. Se os resultados forem positivos, talvez seja possível o desenvolvimento de novos e melhores remédios contra o diabetes tipo II.

 

Ricardo Aguiar é formado em Ciências Biológicas pela Unicamp e atualmente faz o curso de “Especialização em Divulgação Científica” no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), também pela Unicamp.

 

Compartilhe!
  • eu descobrir a diabetes a cerca de 2 anos..eu estou 23 kilos acima do meu peso e nunca pratiquei exercicios fisicos…e a minha pergunta e se eu perder o exesso de peso e começar a fazer exercicios fisicos eu me livro da diabetes?porque segundo minha medica eu adquiri diabetes por causa da minha vida sedentaria e exesso de peso…estou muito angustiada por favor me ajudem

  • silvia carbonell

    sonia, não se desespere, eu estou com 62 anos de idade, na minha família temos muitos diabéticos, eu tenho o tipo 2, descobri que estava doente, após sofrer grandes perdas afetivas, minha mãe, meu cachorro , o champa e o canário kassabinho. Fiquei com 600 de glicose, pressão a 18, tive um pico…. hj, faço uma dieta simples, tudo integral, frutas com muito cuidado, em pequenas porções, nada de frituras etc e tal odeio, odeio, fazer exercícios, pedalo uma bike ergométrica , mas planejo comprar uma esteira, para me exercitar.mais… coragem, esperança, os desafios estão para serem vencidos, um degrau de cada vez, não desanime, espero ter de encorajado a vencer os obstáculos, às vezes, fico preocupada, mas logo tiro da cuca, dúvidas e medo, e “vamos que vamos”…
    os: tb tenho excesso de peso, e faço regime desde os meus 9 anos de idade, engordo aqui, emagreço ali, eheheh mas encaro….

  • leandro

    eu tenho ultimamente tido algumas crises de hipoglicemia, preciso saber se o consumo de algo doce mesmo que na quantidade ideal, pode me causar algum dano, ja que o açucar esta associado a calorias que por sua vez afetam o sistema vascular.

    aguardo a resposta

  • DiabetiCool

    Olá, Leandro!
    O ideal para o corpo humano é manter a glicemia dentro da faixa considerada normal – em jejum, deve ser menor que 99 mg/dL. Se o senhor estiver passando por quadros de hipoglicemia (sempre bastante preocupantes), é fundamental aumentar a quantidade de açúcar no sangue. Dano mesmo ao corpo ocorrerá se sua glicemia continuar baixa.
    Nós temos uma página com informações que podem te ajudar: “O que é hipoglicemia?“.

    Um abraço,
    Equipe Diabeticool

  • Sandra

    Minha glicose jejum esta sempre variando entre 95 a 114,esse jejeum para medir tem que ser de 12Hs?E com essa medida de glicose ,ja estou sendo prejudicada,meus orgãos estão sendo afetados?

  • Ronaldo Bonifácio

    Gostaria de receber informações atualizadas (dietas, uso do maxixe, uso da agua de quiabo, entre outros) sobre o controle do diabetes no meu e-mail (acima).

    Grato
    Ronaldo Bonifácio

  • Oi, Ronaldo, tudo bem?
    Cadastre-se, por favor, no nosso site (na caixa no canto superior direito!) para receber nossa newsletter com todas as dicas de saúde e informações atualizadas que o senhor deseja!

    Grande abraço,
    Equipe Diabeticool