Alerta: Recall Mundial de Glicosímetros

0

Mais de 2 milhões de glicosímetros vendidos em todo o mundo apresentam sério defeito em situações de hiperglicemia.

recall glicosimetros diabetesTrês modelos de um dos medidores de glicose mais populares do mundo possuem um defeito grave em seu funcionamento. Por isso, a empresa responsável por eles lançou um alerta de recall voluntário mundial dos aparelhos. Boa parte dos equipamentos afetados não é oficialmente vendida no Brasil ou na América Latina. Porém, quem comprou glicosímetros importados deve ficar atento.

O recall afeta cerca de 2 milhões de glicosímetros da linha OneTouch, da empresa LifeScan, parte do grupo Johnson & Johnson. A LifeScan lançou nota na segunda-feira avisando que certos aparelhos não funcionam corretamente quando a glicemia atinge limiares muito altos (iguais ou maiores que 1024 mg/dL). Nestes casos, o equipamento deixa de alertar corretamente o usuário de que sua glicemia está perigosamente alta ou então guarda na memória o resultado da leitura de maneira incorreta.

O recall foi anunciado para 1.2 milhão de aparelhos OneTouch Verio IQ vendidos em todo o mundo, 670 mil glicosímetros OneTouch Verio Pro vendidos na Europa e aproximadamente 5000 OneTouch Verio Pro+, específico para centros de saúde e comercializado na Europa, Ásia e Oriente Médio.

lifescan logo diabetes

De acordo com o fabricante, nenhuma complicação séria de saúde decorrente do defeito nos glicosímetros foi detectada fora dos EUA. Ainda, ele afirma que os aparelhos podem continuar a ser utilizados normalmente enquanto uma substituição não é concluída, desde que se tenha em mente este mal-funcionamento em eventos de hiperglicemia.

“Nós lamentamos as inconveniências que estas ações podem causar. Todavia, nós sempre seremos cautelosos e tomaremos as decisões que são do melhor interesse dos nossos pacientes”, disse em comunicado Michael Pfeifer, principal executivo da área médica da LifeScan.

A notícia é um pequeno balde de água fria dentre as últimas ótimas novidades vindas da LifeScan. Na semana passada, a empresa havia empolgado diabéticos de todo o mundo ao anunciar a aprovação para a comercialização de seu novíssimo e super tecnológico glicosímetro OneTouch VerioSync, que se comunica com smartphones e tablets.

+ Leia mais em “Glicosímetro que se comunica com telefones é aprovado“, matéria do Diabeticool do dia 18.03.2013.

 

Compartilhe!