Ajuda na hora de calcular a dose de insulina das crianças

0

Quer acertar a dose de insulina dos seus filhos sem fazer contas? Novo programa de computador feito por hospital americano pode ajudar!

Por Ricardo Schinaider de Aguiar, especial para o Diabeticool

calculadora crianca diabetes

O hospital norte-americano Nationwide Children´s Hospital desenvolveu e disponibilizou em seu site uma nova ferramenta para ajudar no acompanhamento e tratamento de crianças que têm diabetes. A “Calculadora de Diabetes para Crianças”, em tradução livre, permite aos pais ou responsáveis calcularem, de forma personalizada, a dose correta de insulina que devem dar à criança que possui diabetes. A ferramenta é a primeira que realiza essa função e pode ser acessada gratuitamente, em inglês, clicando aqui.

O diabetes está afetando cada vez mais crianças e adolescentes em todo o mundo. Nos Estados Unidos, 1 em cada 400 crianças e adolescentes tem diabetes e, de acordo com a Federação Internacional de Diabetes, há um crescimento anual de 3% no número de pessoas com menos de 14 anos que descobrem que têm a doença. Manter o diabetes sob controle é ainda mais importante nessas idades para evitar complicações maiores na vida adulta. Para isso, pode se estimular uma alimentação saudável e a prática regular de atividades físicas, mas é fundamental o controle das doses de insulina.

A “Calculadora de Diabetes para Crianças” permite a qualquer paciente que use insulina calcular a dose adequada que deve ser utilizada. A conta é feita após 5 simples etapas, nas quais são feitas perguntas sobre os níveis de glicose e consumo de carboidratos. Após fornecer as respostas, a calculadora gera uma tabela personalizada informando o paciente sobre a dose adequada de insulina que deve ser aplicada. A tabela pode ser impressa ou enviada por e-mail e é uma maneira fácil para pais ou responsáveis descobrirem a dose certa para a criança sem precisarem fazer contas.

Após o usuário adicionar informações sobre a saúde da criança, a calculadora fornece uma tabela com a dosagem correta de insulina.

Após o usuário adicionar informações sobre a saúde da criança, a calculadora fornece uma tabela com a dosagem correta de insulina.

“O objetivo é oferecer uma ferramenta adicional para as famílias cuidarem apropriadamente, e em casa, de suas crianças com diabetes” diz David Repaske, chefe do Departamento de Endocrinologia, Metabolismo e Diabetes do Nationwide Children´s Hospital. “A tabela pode ser impressa e levada à escola ou entregue a uma babá para assegurar que a dose certa de insulina será utilizada sem a necessidade de decorar fórmulas ou fazer contas”.

É importante ressaltar que o Nationwide Children´s Hospital sempre recomenda que os pais ou responsáveis consultem um médico caso tenham dúvidas sobre o diabetes ou sobre o tratamento de uma criança.

 

Ricardo Aguiar é formado em Ciências Biológicas pela Unicamp e atualmente faz o curso de “Especialização em Divulgação Científica” no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), também pela Unicamp.

 

Compartilhe!