A quantidade assustadora de açúcar nas bebidas

0

Um caso de ‘piada sem graça’ em uma rede de cafés acende o alerta sobre o que bebemos. Veja neste texto especial de Carlão Monteiro.

café do starbucks - polêmica com o diabetes

Já há alguns anos, é bastante comum encontrarmos nos shopping centers e centros comerciais as lojas de café da Starbucks. Para quem é “caféolatra” como eu, às vezes é impossível passar em frente à loja e não se sentir atraído pelo cheirinho gostoso de café quentinho.

Eu gosto de tomar um espresso puro, sem açúcar. Confesso que é necessário um pouco de ‘prática’ para apreciar o café sem açúcar ou adoçante, porém compensa. Você passa a sentir sabores diferentes e a degustar uma bebida que faz bem à saúde, ajuda a controlar a glicemia e até mesmo aprimora o funcionamento da insulina.

café do starbucks diabetes

O copo de café com a mensagem sem graça em questão.

Lá no Starbucks, assim que você compra sua bebida no caixa, um atendente anota, em um copo, seu nome e a bebida escolhida. Depois, o copo é passado para os baristas – o pessoal que faz o café. Quando o café estiver pronto, te chamam pelo nome.

Não é para ter nenhum imprevisto aqui nesse processo, mas ser humano é ser humano. Lá nos Estados Unidos, há poucos dias, um cliente da Starbucks teve uma surpresa desagradável. Ao pegar seu copo de café – ele havia escolhido um Mocha Branco Frappuccino, bebida que é basicamente puro açúcar – ao invés de seu nome, viu o seguinte recado escrito no copo:

“Diabetes, aí vou eu!”

Piadinha inocente ou de mau gosto? O cliente – que não quis se identificar – ficou muito triste. Isso porque suas duas irmãs convivem com o diabetes desde pequenas, e os desafios pelos quais as duas passaram quando crianças não são motivo de gracejos.

“Aquela primeira palavra automaticamente me trouxe à cabeça a imagem das minhas duas irmãs”, disse o cliente ao site de notícias Action News JAX. “Ver e relembrar a luta das minhas irmãs durante a terceira e quarta série me impactou bastante”.

 

A ESPANTOSA QUANTIDADE DE AÇÚCAR NOS ALIMENTOS

Antes de prosseguirmos a história, gostaria de aproveitar a oportunidade para relembrar um dos posts mais acessados aqui do Diabeticool: QUAL A QUANTIDADE DE AÇÚCAR NOS ALIMENTOS QUE EU COMO?

Eu, pessoalmente, sempre me espanto com a seção “QUANTO AÇÚCAR TEM UM REFRIGERANTE?“. Um copo pequeno pode conter quase a totalidade de açúcar que podemos ingerir por dia. Não é à toa que os refris são vistos como os principais vilões do ganho de peso e da epidemia global de diabetes tipo 2.

Para constar: sabe quanto açúcar tinha na bebida que o moço pediu lá no Starbucks? Cerca de 60 gramas! O limite de ingestão recomendado (para quem não precisa se preocupar com a glicemia) é de 90 gramas diárias – aí incluindo tudo o que você comer e beber ao longo do dia inteirinho. Nesse Frappuccino, são mais de 470 calorias em um copo grande, mais do que tem um cheeseburguer duplo do McDonald´s.

 

DE VOLTA AO STARBUCKS

café do starbucks diabetes - mensagem do dono

O cliente deixou – ele também – um recadinho: “Duas das minhas irmãs são diabéticas. Não tem graça nenhuma”.

Para finalizar nossa história do Starbucks, o gerente da loja rapidamente pediu desculpas pelo incidente e afirmou que, nos copos, deve ser escrito apenas o nome do cliente e o tipo de bebida – nada de piadinhas sem graça ou qualquer outro tipo de mensagem.

Em comunicado oficial, a rede Starbucks informou que está tentando oferecer suas desculpas pessoalmente ao cliente ofendido e que “luta por oferecer uma experiência inclusiva e positiva aos clientes”.

 

Que seja. O importante, aqui, é alertar que muitos alimentos podem esconder quantidades assustadoras de carboidratos. Muita gente foca demais no que comemos, mas é importantíssimo lembrarmos, também, do que bebemos. Em um mundo saturado de açúcar, quanto mais conhecimento tivermos, melhor para nós e para nossa boa saúde.

Como dica, deixo abaixo um gráfico importante, mostrando que nem sempre as opções naturais contêm necessariamente quantidades baixas de açúcares. Não vou entrar aqui em detalhes sobre os benefícios de se tomar sucos (eles possuem muitos nutrientes benéficos ao corpo), apenas deixo uma referência interessante sobre quantidades de açúcar em nossas bebidas. A fonte é um artigo do jornal Los Angeles Times que li recentemente.

Quantidade de açúcar em 240mL das bebidas (todas não adoçadas)

  • Gatorade – 14g
  • Suco de Laranja – 21g
  • Suco de Maçã – 24g
  • Suco de Abacaxi – 25g
  • Sprite – 26g
  • Coca-Cola – 27g
  • Suco de Cranberry – 31g
  • Suco de uva – 36g

Até a próxima, e saúde para todos nós!

 

carlao monteiroCarlão Monteiro estuda o mundo do diabetes há décadas, desde que foi diagnosticado. Adora devorar todos os livros e artigos científicos sobre o assunto que passam pela sua frente. Já testou milhares de tratamentos diferentes e ouviu as mais exóticas histórias sobre curas do diabetes. Ele compartilha seu vasto conhecimento com os leitores do Diabeticool nesta coluna especial.
Siga no Facebook em facebook.com/diabeticool

 

Compartilhe!