A moda agora é tirar uma “selfie” da glicemia!

2

Prática relativamente comum entre diabéticos ganha novo fôlego ao ser promovida em rede social. Objetivo é conscientizar e arrecadar dinheiro para pesquisas.

selfies glicemia diabetes

Selfies” é o nome que se dá àquelas fotos que uma pessoa tira de si própria, acompanhada ou não, e depois compartilha em redes sociais. O que geralmente nada mais é do que uma demonstração de intenso amor-próprio ganhou um tom positivo e útil esta semana. A comunidade Diabetes UK – o maior grupo online de diabéticos em toda a Europa – lançou a campanha “#BloodSugarSelfies” (algo como “#SelfiesdaGlicemia”, no jargão da internet), na qual os membros postam fotos suas mostrando um glicosímetro e o valor da última medição da glicemia.

A idéia da campanha é conscientizar as pessoas – tenham elas o diabetes ou não – sobre a importância de monitorar continuamente os níveis de açúcar no sangue, além de arrecadar dinheiro para pesquisas sobre tratamentos e curas da doença metabólica. Várias pesquisas já mostraram que quem controla rotineiramente os valores de glicemia consegue evitar por muito mais tempo os efeitos negativos que o diabetes pode acarretar no organismo.

Mais de cem pessoas já mandaram uma “selfie” mostrando ao mundo a quantas anda sua glicemia para a página do Facebook da campanha (acesse aqui!). Todo mundo que postar uma foto será convidado a doar uma quantia para auxiliar pesquisas científicas.

 

EFEITOS POSITIVOS DA CAMPANHA DO “SELFIE DIABÉTICO” JÁ COMEÇAM A SER SENTIDOS

Um representante da organização JDRF, que financia há décadas pesquisas sobre o diabetes tipo 1, afirmou que, em menos de 24 horas da campanha, a ONG já recebeu mais de 60 doações.

Na esfera pessoal, os selfies também parecem surtir um bom efeito. Debbie Cannon, mãe de uma garotinha diagnosticada com diabetes, comentou na rede social: “Deixe-me dizer apenas “Muito bem!” para a #BloodSugarSelfies. Minha filha acabou de me dizer ‘Olhar para tanta gente mostrando suas leituras (de glicemia) me dá tanta confiança!’. Então muito obrigada a todos que deram um pouco de inspiração à (minha filha)”.

Será que conseguimos fazer uma campanha destas também no Brasil?

 

VEJA ALGUMA “SELFIES” QUE JÁ ENTRARAM PARA A HISTÓRIA

Durante a cerimônia de entrega do Oscar deste ano, a apresentadora do evento, Ellen DeGeneres, tirou uma foto rodeada de celebridades. A idéia, que fazia parte de uma campanha de uma fabricante de celulares, fez sucesso: esta é a foto mais compartilhada da história do Twitter, rede social na qual foi postada (até o momento da edição desta matéria, são mais de 3 milhões de compartilhamentos).
selfie Ellen DeGeneres diabetesBem em meio ao funeral do líder sul-africano Nelson Mandela, o presidente dos EUA, Barack Obama, chocou o mundo ao tirar uma selfie ao lado do primeiro-ministro britânico e da primeira-ministra da Dinamarca.
selfie Obama diabetes

 

Compartilhe!
  • Tatianna Macedo

    Gostei da idéia

  • Laymara X. Sampaio

    eu apoiaria uma campanha desse tipo porque realmente ajudaria alguns pacientes a obterem confiança e principalmente pela possibilidade de arrecadar dinheiro para realização de campanhas