A cura pela drupa

0

Frutos carnosos – também conhecidos como drupas – contêm componentes especiais que evitam doenças como a obesidade e o diabetes.

A novidade vem de pesquisadores do Texas AgriLife Research, ligados à Universidade do Texas. Segundo eles, frutos carnosos – as drupas – ajudam a evitar a síndrome metabólica, a qual pode resultar em doenças como diabetes, ataques cardíacos e obesidade.

A síndrome metabólica, como já explicado aqui, é um conjunto de condições que elevam os riscos de diabetes, derrame e parada cardíaca. Dentre estas condições, as mais comuns são glicemia alta, hipertensão, muita gordura ao redor da cintura e taxas de colesterol muito altas. Como que as drupas (veja abaixo exemplos destas frutas) podem auxiliar a combater a síndrome?

Explica o cientista alimentar Luis Cisneros-Zevallos, um dos autores do trabalho:

“Nossos estudos mostraram que frutos carnosos – pêssegos, ameixas, e nectarinas – contêm componentes bioativos com o potencial de atacar a síndrome.

Nosso trabalho indica que componentes fenólicos presentes nestas frutas têm propriedades anti-obesidade, antiinflamatórias e anti-diabéticas em diferentes linhagens celulares, e podem também reduzir a oxidação do colesterol ruim (LDL), o qual é associado a doenças cardiovasculares.”

Detalhes bioquímicos

Cisneros-Zevallos fornece interessantes informações específicas sobre a pesquisa:

“Nosso trabalho mostra que os quatro principais grupos fenólicos – antocianinas, ácidos clorogênicos, derivados da quercetina e catequinas – atuam em diferentes células – células adiposas, macrófagos e células do endotélio vascular. Eles modulam a expressão diferenciada de genes e proteínas, de acordo com o tipo de composto.

Todavia, ao mesmo tempo, todos eles atuam simultaneamente em diferentes frentes contra componentes da doença (a síndrome metabólica), incluindo obesidade, inflamação, diabetes e doenças cardiovasculares”.

Os resultados serão apresentados em sua forma definitiva em agosto deste ano, durante o encontro da American Chemical Society.

Exemplos de drupas, para uma alimentação mais saudável

  • Ameixas
  • Amêndoas
  • Cerejas
  • Côcos
  • Damascos
  • Mangas
  • Nectarinas
  • Pêssegos
Compartilhe!