A cura do diabetes foi finalmente encontrada?

45

Uma pesquisa realizada em Harvard e anunciada nesta sexta-feira tem feito a mídia proclamar que a “cura do diabetes” chegou. Entenda exatamente o que aconteceu.

celulas beta tronco diabetes

Imagem da pesquisa revolucionária, mostrando células beta funcionais transplantadas em camundongos.

O mundo inteiro anda em polvorosa com os resultados de uma pesquisa científica realizada na Universidade de Harvard, EUA, e divulgada esta sexta-feira. Jornais dos quatro cantos do planeta anunciam a “cura do diabetes”. Pesquisadores famosos afirmaram que “trata-se da descoberta mais importante desde a invenção dos antibióticos”. Tantas reações extremas merecem uma explicação detalhada e realista. Afinal de contas, o que aconteceu na sexta-feira que deixou tanta gente tão animada?

 

A DESCOBERTA DE DOUGLAS MELTON

Cientistas de Harvard, liderados pelo pesquisador Douglas Melton, conseguiram, pela primeira vez, transformar células tronco humanas em células beta funcionais.

Para entender
Células tronco: são células humanas indiferenciadas, com o potencial de se transformar em outros tipos de células. A partir das mesmas células tronco, é possível criar, por exemplo, células do coração, cérebro ou células beta. Para que as células tronco “se transformem” em outros tipos celulares, é necessário “alimentá-las” com uma combinação superespecífica de moléculas. O desafio dos cientistas é encontrar qual a combinação correta para que elas se transformem nos tipos celulares desejados.
Células beta: são as células do pâncreas que produzem insulina e controlam a glicemia. Em diabéticos tipo 1, o sistema imune do corpo ataca estas células, diminuindo a produção natural de insulina e, assim, gerando o diabetes.

 

Há muito tempo grupos de pesquisa em todo o planeta tentam encontrar a fórmula certa para esta transformação. O que se sabia até esta sexta-feira era como gerar células beta não funcionais a partir de células tronco (ou seja, as células “se pareciam” com células beta, porém não funcionavam corretamente).

+SAIBA MAIS: Em maio de 2013, Douglas Melton e suas pesquisas já eram destaque aqui no Diabeticool! Relembre em “Entenda o que é a betatrofina, a “sucessora da insulina

 

douglas melton diabetes

Douglas Melton

RECEITA PARA O SUCESSO

Douglas e sua equipe descobriram a receita molecular que induz uma célula tronco humana (tanto embrionária quanto a de pluripotência induzida) a passar pelos vários estágios de desenvolvimento até se transformar em uma célula beta completa.

Tal receita foi um desafio enorme para a equipe, que testou centenas de combinações de moléculas até encontrar a fórmula mágica: acrescentar dois ou três fatores de crescimento de cada vez em um processo de seis passos, induzindo aos poucos a transformação de células indiferenciadas em células beta.

Segundo Douglas, as células beta geradas em laboratório “conseguem ler a quantidade de açúcar no sangue e, então, secretar a quantidade exata de insulina de maneira tão incrivelmente acurada que eu não acredito que isso será jamais reproduzido por injeções ou bombas de insulina”.

 

O QUE ISTO SIGNIFICA PARA DIABÉTICOS?

A descoberta alimenta grandes esperanças de que, em pouco tempo, diabéticos que hoje dependem de insulina poderão realizar um transplante de células beta funcionais.

Isto poderia eliminar a necessidade de injeções de insulina e possibilitar o controle natural da glicemia.

Com isto, o diabetes estaria, de fato, curado.

injecao de insulina diabetes

Se o transplante der certo em humanos, esta cena será parte da história.

O transplante também seria eficaz para diabéticos tipo 2 que utilizam insulina para controlar a glicemia.

 

QUANTO TEMPO ATÉ A DESCOBERTA VIRAR CURA?

“Pacientes me perguntam quando a cura chegará, e nada me toca mais do que meus próprios filhos, que perguntam isso o tempo todo”, disse Douglas em coletiva de imprensa. “Eu digo o seguinte: agora nós sabemos que podemos fazer estas células”.

As células beta de laboratório já foram testadas em camundongos diabéticos e funcionaram perfeitamente, ajudando a controlar a glicemia e eliminar o excesso de açúcar no sangue em apenas 10 dias. Os primeiros testes com primatas estão em fase de estudos.

O cientista explicou que os próximos passos incluem adequar o protocolo de geração das células beta a um padrão industrial, utilizando para isso sinais de indução altamente purificados. Somente assim as agências regulatórias governamentais aceitarão o uso das células em humanos. Douglas acredita que conseguirá fazer isso em cerca de um ano.

Depois disso, chegará a hora de escolher a melhor maneira de inserir as novas células beta no organismo dos diabéticos de maneira segura, garantindo que o sistema imune não as destrua. Métodos de proteção como este descrito pelo Diabeticool em agosto são a grande aposta da equipe médica.

criancas sorrindo diabetes

 

PAI DE FILHOS DIABÉTICOS

Além da curiosidade científica, o grande motivador dos trabalhos de Douglas Melton é o fato de que o pesquisador tem dois filhos com diabetes. Há 20 anos, seu primogênito era diagnosticado com diabetes tipo 1. Poucos anos depois, nasceu sua filhinha, também diabética.

Nesta época, Douglas decidiu deixar as pesquisas sobre desenvolvimento de sapos para se dedicar exclusivamente ao diabetes.

Duas décadas depois, o mundo inteiro agradece o empenho e a decisão do cientista. Uma pesquisa iniciada por amor aos filhos pode se tornar em sorrisos nos rostos dos mais de 380 milhões de diabéticos em todo o mundo.

 

Compartilhe!
  • Eliane Maria Oliveira Castro

    Que Deus use as mãos dele para que nossos filhos seja curada.

  • Debora Castro

    Glória a Deus, com certeza Ele iluminará este cientista que nos trará a cura pra esta doença terrível!

  • Ilma Valoes

    OBRIGADO DR.DOUGLAS ,QUE DEUS CONTINUE TE ILUMINANDO

  • Lincoln

    As vezes, a noite, quando estou na cama pronto pra dormir eu fico imaginando, “será que em algum lugar do mundo não existe um pesquisador, cientista, que de repente já descobriu a cura para essa doença ??” Aí vejo uma notícia igual a essa, e agradeço a Deus, sou diabetico tipo 2, descobri essa merda em abril de 2012, durante um perido de intenso stress na faculdade, tenho 31 anos, e uma vida normal é tudo o que eu queria, e isso com certeza deve ser a vontade de todos os diabéticos do mundo.

  • Daiana

    Parabéns..Sou diabética tipo1 e fiquei muito feliz com a noticia..vamos torcer que de tudo certo..

  • juçara

    e qdo o homem se dedica com afinco o CRIADOR sempre sinaliza o caminho vamos estar alerta as pessoas do bem que pesquisam de verdade.

  • VERA ROSA MORAES

    OBRIGADA …….DR DOUGLAS POR DEIXAR DEUS TE USAR COMO UM CANAL DE BENÇÃO PARA TODOS NÓS QUE TANTO PRECISAMOS DA CURA… DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO !!!!!!
    ESTOU COM 60 ANOS E TENHO A ESPERANÇA DE SER CURADA AINDA….

  • Nina Nisivoccia

    Graças a Deus, a cura está chegando, obrigada Dr. Douglas Melton.

  • Leandro Lima

    Deus abençõe. Vamos todos orar por pessoas que assim como Douglas lutam diareamente para descobrir a cura das doenças. Deus abençõe e Maria santissima passe a frente.

  • Carlos Andre Costa Pontes

    Que o Senhor Deus abençoe e ilumine esses homens. Que seja tudo para honra e glória de Deus!
    há um ano e meio descobri essa maldição e dois meses depois meu filho Tb foi detectado com a tipo1. sofro muito qdo olho para ele sendo furado 3vezes ao dia. Ele perdeu muito peso. q Deus nos ajude!

  • Solange

    Sou diabética há 15 anos. Desde que descobri , aprendi a lidar com ela. Tenho uma vida normal em todos os sentidos. Digo que tenho uma vida saudável forçosamente. Tive dois filhos lindos e saudáveis. Minha preocupação é com complicações que ela pode causar futuramente. Essa notícia é maravilhosa e a partir de hoje o nome do Doutor Douglas e toda a sua equipe estarao nas minhas preces para que num futuro breve a cura do diabetes seja consolidada!!! Muito obrigada!!!

  • Sónia Lopes

    Aprender a conviver, a aceitar e a lidar com a diabetes e a controlá-la não significa, em momento algum, que vivamos conformados ou que não esperemos a todo o momento por um milagre. Em dias de saúde mais débil, como o de hoje, é uma alegria muito grande saber que os milagres ainda existem, que estão no desejo na vontade e na luta daqueles que os querem realizar e que, por esse motivo, a esperança não deve morrer. Valeu o dia atribulado de hoje e tantos outros dias atribulados ao longo de mais de trinta anos para ler esta noticia e perceber que a esperança se renova por estarmos tão perto de uma cura. Obrigado Dr Douglas, que Deus lhe pague por toda a dedicação, que Deus lhe cure os filhos e o ajude a ser o nosso milagre 🙂

  • Cris Luz

    Estou extremamente feliz em receber uma notícia tão maravilhosa. Tenho diabetes tipo 2 que descobri este ano(1914) mas já desconfiava que isso aconteceria em vista da minha herança genética, avós,pai, tios, irmão. Minha felicidade é ainda maior em imaginar que os meus filhos, que com certeza também poderão herdar tal pesadelo talvez consigam a cura definitiva graças ao empenho de um gênio como esse, Douglas Melton. O amor aos filhos o fez descobrir a salvação de milhões de pessoas.MUITO OBRIGADO!!!!!

  • Antonio

    Tenho diabetes tipo 2:tomava comprimidos,diabetes 180,190.Passei a tomar insulina,diabetes 340,350.porque sera?

  • iva

    que Deus abençoe esse doutor ,que esses testes em humano sejam rapidos para que essa cura apareça o quanto antes ,tenho um filho diabetico e falo que nao e facil,cada vez que ele faz destro e uma angustia pra ver se esta tudo em ordem, que bom estou torcendo pra qu seja rapida esta cura

  • Isabelle Araujo

    voce tem que conversar com o seu médico para ele selecionar o seu problema, possa ser que a dosagem que voce aplica nao esta sendo suficiente para que ela se mantenha controlada

  • Camilo

    Será que um dia teremos acesso a esse milagre ?

  • Jo Pipino

    Glória a Deus pela vida desse homem e pelo amor que sente pelos seus filhos. Nunca aceitei essa doença na minha e creio na cura. Deus capacitou esse homem. E que a culpa por comer alguma coisa que eu não possa nunca mais me perdiga.

  • Marcio Rezende

    Dr. Douglas Melton
    Também tenho dois filhos com a mesma doença um de 30 anos que descobriu a doença com 21 e outro com 9 anos que descobrimos a doença neste ano.
    Sei exatamente o que o Dr. Douglas Melton está sentindo e todos os dias oro muito a Deus pela cura desta doença. Acho que o momento desta cura está muito próxima Graças a Deus e ao Dr. Douglas, mas tenho muito receio que a Industria Farmacêutica não deixe que isto aconteça.
    Vá em frente Dr, Douglas que Deus continue sempre te iluminando e não deixe que nada possa te atrapalhar em sua maravilhosa caminhada.
    Fique com Deus.

  • Roberto

    Tenho diabetes à 10 anos sempre ouvi noticias assim é nada de aparecer algo que CURE a diabetes a indústria ganha muito com a doença!.

  • Pity moura

    se precisar de uma cobaia,so quero ser curada

  • Ana Maria Dreyer

    Que bom que estão descobrindo a cura para o diabetes, convivo com ela faz trinta e sete anos e não é muito fácil. Mas graças a DEUS não tenho nenhuma complicação.

  • Thais Souto

    É esse o pedido que toda mae de diabetico faz antes de dormir…”Meu Deus… ajude alguem a descobrir a cura para o diabetes!!!” Que Deus
    abençoe esse homem…Amem

  • Renata Ruas

    Amem, oro tdos os dias p q Deus use pessoas como o Senhor p chegarmosa cura dessa doença, tenho uma neta diabética desde mto pequena, obrigado, q a luz do Senhor ilumine seu caminho

  • Fernanda Cosinha

    Q Deus continue abençoando esse homem. O maior sonho da minha vida é ver meu filho curado.

  • Jovens Adoradores

    no final de semana, minha glicemia estava 265, depois caiu para 243 e hoje 208. Não tem sido fácil controlar. Ainda não uso insulina. Alguém tem alguma sugestão para o controle que tem dado certo ?

  • Carlão

    Em 1.991 quando eu soube que era o mais novo integrante do clube dos diabéticos tipo 1, eu tinha 23 anos e emagreci em 3 meses só 20kg. Pelo menos não era a tal AIDS. Depois começei a tomar um comprimido de nome diabinese, depois o tal daonil, mas eram medicamentos bem fraquinhos em comparação aos de hoje, eu só comia vegetais e filé de frango grelhado com azeite e orégano, e mesmo assim minha glicêmia não baixava no ponto ideal. O controle era Uma 3osta !!! Quando finalmente me libertei das caretices e assumi o uso da insulina, na época era uma insulina chamada NPH Humana, hoje em dia é uma das piores insulinas que existem pelo seu alto grau de casos de hipoglicêmia, mas na época salvou minha vida. Se um dia algum médico te mandar aplicar essa insulina (NPH) mande ele para a PQP. Em 2006 o LULA decretou uma Lei que todos os diabéticos brasileiros têm direito de receber tratamento com os melhores medicamentos disponíveis pela Industrias Farmacêuticas, afinal temos uma carga tributária de + de 40% no Brasil. É nosso direito garantido por Lei, inclusive seringas de agulha curta, e fitas do glicosimetro. Tudo de graça pelo SUS. Hoje eu aplico dois tipos de insulina, a de ação lenta chama-se Lantus (30UI) e de ação rápida chama-se Lispro, esta sempre antes das refeições. Descobri que o bom controle do glicemia chama-se “Monitoramento” e “Disciplina”, seja como um soldado preparado para a guerra todos os dias, pois a sua família pode precisar de você, e não você dela. Pratique esportes ou exercícios pelos menos 4 vezes por semana, nada de exageros, 40 minutos é o suficiente. Seja feliz até chegar a cura.
    Sds

  • jandira borges

    fiquei muito feliz ao ler esta matéria em saber que tem gente que se preocupa com seres humanos que sofre deste mal .. sou diabética a vinte anos e sempre esperei por uma noticia assim mas quero pedir a jesus e maria santíssima que coloque cada vez mais inteligência na mente deste cientista para que ele não desista desta descoberta vai em frente doutor douglas meltom que deus está contigo nesta jornada vou pedir a deus que tudo vai dar certo e muito em breve estaremos livre deste mal DEUS te abençoe fique com jesus e maria santíssima AMÉM

  • jandira borges

    obrigado jesus obrigado meu deus por mais esta noticia que deus abençoe a este cientista que ele não desista dessa luta que para nós é uma benção de deus obrigado jesus

  • jean jose costa

    tenho 22 anos e sou diabético há quase 11 anos, descobri em julho de 2004, sempre usei a nph e a regular, e porque sou muito dedicado nos esportes tenho varias crises de hipoglicemia, e semana passada pela primeira vez tive um desmaio, e agora tenho hipoglicemia e não sinto a os sintomas, procurei minha medica e agora vou usa a insulina lantus e a apidra espero q essas crises de hipo acabem com essa nova insulina,(ate pq 100 reais na lantus q não vai durar dez dias eh um preco bem salgado, e o governo so pensa em estádio e agora olimpiadas, )100 reais para esses corruptos não eh nada mais para maioria dos brasileiros a realidade eh outra, e se eu não tivesse condição de comprar agora, iria esperar qto tempo ate a justiça determinar que eu iria receber de graça, tempo demais com certeza!!!!!!obrigado dr douglas

  • Arnaldo Vagner Vagner

    Dieta Low-Carb e Paleolítica: Low Carb e diabetes. lincoln diabete tipo 2 tem cura sim, este link ai em cima e do dr souto ele ensina, ter um estilo de vida diferente e a diabete tipo 2 e curada, boa sorte.

  • Ecinele Speciale

    Amém!!! Também espero, pois eu amo meu filho e quero que ele seja curado!!!

  • Patrícia costa

    Deus abençoe esse senhor e ilumine o seu caminho para que ele consigo fazer chegar esta tão desejada cura a todos os diabéticos do mundo. Rezo todos os dias por isso e acredito que este sonho se torne realidade um dia. Deus queira que seja em breve.

  • Robinson Dutra

    Você está coberto de razão, Arnaldo. É só eliminar da dieta aquilo que gera a glicose no sangue, logo não necessitará de insulina para metabolizá-la. Dr. Souto manja muito!

  • Adelina de Jesus

    Eu reverti minha Diabetes em 30 dias com esse método http://edz.la/K498A?a=320750

  • Adelina de Jesus

    Eu reverti minha Diabetes em 30 dias com esse metodo.. http://edz.la/K498A?a=320750

  • Pingback: A cura do diabetes foi finalmente encontrada? | CEPEC()

  • paulo

    Parabéns ótimo conteúdo muito bom mesmo. Fiquei muito contente pois a diabetes está matando mais do que a aids, segundo informações do ministério da saúde, agora as pessoas que tem diabetes precisam tomar uma atitude e saber que esta doença não é brincadeira, mata mesmo. Eu sou a favor de tratamentos naturais, pois reverti meu diabetes em apenas 21 dias só com alimentação é muito simples e hoje também ajudo através de informações muito valiosas, centenas de pessoas a reverterem o diabetes . Grande abraço a todos Clique aqui e conheça meu site também

  • Fernando Rocha

    Tomara que a indústria farmacêutica, que gera bilhões por ano com as vendas de remédios e outros produtos para diabéticos, não venha atrapalhar o andamento desta pesquisa.

  • Aida Lermontova

    Por muitos anos eu sofria de diabetes. Ao longo dos anos eu perdi milhares de dólares em medicamentos e tratamento.
    Eu nunca pensei que os problemas de diabetes pode ser eliminada sem drogas. Um par de meses atrás, eu vi um comentário homem.
    O homem escreveu sobre o site através do qual se livrou de diabetes.
    Eu fui a este local e ficou chocado com a informação. Através deste site, eu estava livre de diabetes. Detalhes podem ser encontrados neste site.
    http://yspd67089.blogspot.com/

  • josé santos

    esse site que aparece embaixo não existe ,pode dizer-me qual o processo

  • josé santos

    esse site está fechado pode me dizer qual é o processo de tratamento obrigado

  • josé santos

    Boa tarde pode dar-me essa receita,pois esse link esta fechado

  • Nadir Rodrigues

    agradeço a Deus por você existir sofro muito com essa doença terrível sou diabética tipo 2 se um dia você for testar em humanos eu me ofereço para a pesquisa meu sonho é ficar curada vou orar para que você possa conseguir tanto pelos seus filhos como por todos nós os diabéticos. agradeço por existir pessoas como você obrigado um grande abraço

  • Rufino Pinto

    Deus vai ajudar nesta pesquisa da cura contra as diabetes