Home Como tratar Qual é o melhor exercício físico para diabéticos tipo 1?

Qual é o melhor exercício físico para diabéticos tipo 1?

Novo estudo indica que há um tipo de exercício físico que reduz a glicemia por mais tempo. Veja aqui qual é.

Nunca houve dúvida de que exercitar-se é parte essencial da rotina saudável de todo diabético. Porém, sempre houve uma disputa entre profissionais da saúde e das academias de ginástica sobre qual é o melhor e mais efetivo exercício físico para diabéticos. Seriam aqueles mais intensos, como a musculação, ou os mais leves e práticos, como os aeróbicos? Pesquisadores da Universidade de Ottawa, no Canadá, agora possuem a resposta.

Em artigo publicado na última edição do Diabetes Care, os cientistas estudaram a variação da glicemia em voluntários diabéticos tipo 1 tanto durante quanto 24 horas após a prática dos dois tipos de exercício físico.

Os resultados mostram que os diabéticos tipo 1 que praticaram treinamento de resistência (isto é, musculação) diminuíram mais lentamente a glicemia durante os exercícios do que o grupo que praticou exercícios aeróbicos. Todavia, durante o período de recuperação após as atividades físicas, a glicemia subiu no grupo aeróbico e não se modificou nos diabéticos da musculação. Ou seja, a conclusão é a de que a musculação pode ser considerada uma opção melhor de exercício para diabéticos tipo 1, já que reduz a glicemia e a mantém sob controle por mais tempo.

“Exercícios de resistência causam menor declínio inicial na glicemia durante a atividade física, mas são associados a reduções mais prolongadas na glicemia pós-exercício do que atividades aeróbicas”, escrevem os autores. “Isto pode explicar as reduções nas taxas de hemoglobina glicada encontradas em estudos comparativos entre os efeitos da musculação e de exercícios aeróbicos no diabetes tipo 1″, complementam.

Esta não é a primeira vez que a musculação aparece com destaque aqui no Diabeticool. Em agosto, anunciamos a novidade de que praticar esta atividade física ajudava a diminuir consideravelmente as chances de desenvolver diabetes tipo 2 em homens, na matéria “Musculação é também prevenção“.

 

5 Comentários

  1. nao gostei muito pq eu estava atras dos exercício que ajudam q melhorar a diabetes e no que eles ajudam nao isso ai
    mas obrigado

  2. Caros amigos, sou diabético tipo 1, meu controle glicêmico é muito bom. Faço musculação 2 vezes por semana, Pliometria e treino de velocidade também 2 vezes por semana. Jogo Tenis de 4 a 5 vezes por semana. Gostaria de saber se quando vou jogar Tenis, que demora de 2 a 3 horas qual a taxa de glicose ideal para inicio dessa atividade. . Se puderem me orientar, fico muito grato.

  3. O Italo, ele deixou bem claro com a resposta que deu acima. A musculação oferece um melhor controle para quem tem diabetes, mas você também pode fazer outras. Pode inclusive mesclar e direcionar para o seu foco. Abraço, amigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também!

Remissão do diabetes tipo 2 é uma realidade cada vez mais frequente, afirmam entidades médicas

Um dos termos mais procurados junto com “diabetes” é “cura“. Afina…