Home Como tratar Quantas xícara de café por dia te protegem do diabetes?

Quantas xícara de café por dia te protegem do diabetes?

O Instituto de Informações Científicas sobre o Café tem a resposta. E ela pode te surpreender!

O café é o tônico preferido dos brasileiros. Tomamos, em média, 83 litros da bebida por ano – um das taxas de consumo mais elevadas do mundo. Além de ser uma delícia para o paladar, o café também possui conhecidas propriedades benéficas à saúde. Por exemplo, ajuda no combate ao câncer e na prevenção do Alzheimer e da demência. E quanto ao diabetes? Tomar café todos os dias diminui as chances de desenvolver a condição?

O Instituto de Informações Científicas sobre o Café, um entidade sem fins lucrativos inglesa, fundada em 1990 com o intuito de divulgar novidades da Ciência acerca da bebida, tem a resposta para esta questão. Um novo estudo anunciado pelo Instituto revelou que tomar de três a quatro xícaras de café todos os dias diminui em 25% os riscos de diabetes tipo 2. E, mais do que isto, os efeitos antidiabéticos do café parecem ir além: cada xícara extra de café tomada todos os dias corresponde a uma redução adicional de até 8% nas chances de desenvolver o diabetes.

De acordo com o relatório divulgado pelo grupo, “estas descobertas sugerem uma conexão entre o consumo moderado de café e redução nos riscos de diabetes, mas não permitem inferir um ‘efeito causal’.” Ou seja, ninguém sabe ainda o motivo do efeito protetor do café.

 

Qual o segredo do café?

Por que o café faz tão bem à saúde? E, em especial, qual o motivo de ele combater o diabetes com tanta eficácia?

Os cientistas têm várias teorias para explicar o fenômeno. Algumas delas correlacionam a cafeína à melhora na habilidade do corpo em utilizar a insulina, o que ocorreria através da modulação de vias metabólicas relacionadas à inflamação, ao stress oxidativo das células e ao acúmulo de ferro. Porém, as hipóteses mais discutidas têm nome: “Teoria do Gasto Energético” e “Hipótese Metabólica de Carboidratos”. Vamos ver do que elas se tratam.

A hipótese do “gasto energético” defende que a cafeína possui o efeito de acelerar o metabolismo do corpo – ou seja, as reações químicas ocorrem mais rápido e o organismo gasta mais energia durante um determinado período de tempo. Para funcionar neste ritmo acelerado, as células consomem mais glicose do sangue, o que, em tese, poderia ajudar a diminuir a glicemia e, assim, evitar o diabetes. A outra hipótese argumenta que os componentes que compõe o café modificam substancialmente a maneira como o corpo armazena e utiliza carboidratos – como o açúcar – e que isto ajudaria na prevenção diabética.

Seja como for, o fato é que tomar uma xícara quentinha de café ficou ainda mais gostoso! Vale notar uma informação interessante: o café espresso, muito apreciado em especial nas regiões sul e sudeste, possui a maior quantidade de cafeína dentre todas as opções da bebida. Em segundo lugar vem o café coado, clássico em todo o Brasil.

 

5 Comentários

  1. Muito me interessei em saber sobre as propriedades benéficas do café quando ingerido até quatro vezes ao dia, por pessoas com sintomas de diabetes e depressão.

  2. mas pra quem ja tem a diabete o café de todas as manhas faz bem para nos diabeticos

  3. Sem dúvida, Selma!

    Várias pesquisas mostram que consumir quantidades moderadas de café todos os dias gera vários efeitos benéficos no corpo humano.
    Vale lembrar que, para nós diabéticos, é bom adoçá-lo com adoçantes ou tomá-lo puro, evitando o consumo de muito açúcar!

    Equipe Diabeticool

  4. ola tudo bem . . . descobri esta semana que estou com diabetes e tenho medo desta doença,
    gostaria de saber se posso tomar cafe normalmente?
    qual quantidade diária permitida ?
    eu tomo o nescafe extra forte qual o adoçante mais recomendado?
    tenho muitas duvidas sobre a diabetes e agradeco muito a sites como esse por procurar nos ajudar OBRIGADO

  5. Gostaria de saber se posso fazer chá com os graus verdes de cafe, e se resulta contra o colestrol e gordura do corpo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também!

Remissão do diabetes tipo 2 é uma realidade cada vez mais frequente, afirmam entidades médicas

Um dos termos mais procurados junto com “diabetes” é “cura“. Afina…